Para sempre Alice (2014)

Para sempre Alice (Still Alice, 2014).

Sensível, tocante e extremamente verdadeiro, Para sempre Alice é um drama imperdível sobre uma renomada doutora em linguística que descobre ter Alzheimer. O filme rendeu a Julianne Moore uma boa porção de prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz de 2015 — e não é à toa. A atriz consegue incorporar com delicadeza sua personagem, Alice, enquanto a progressão da doença a tira de seu Universo conhecido de palavras e significados.

O filme foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Lisa Genova. A escolha de uma professora de linguística como protagonista é genial. Primeiro, porque temos justamente uma doença que vem tirar a protagonista de tudo aquilo em que ela ancorava sua identidade. Segundo, porque estamos acostumados a associar Alzheimer com idosos e a acreditar que treinar seu cérebro te manterá imune a esse mal.

“Everything she did and love, everything she was, required language.”

Lisa Genova, Still Alice (livro).

Voltando à longa-metragem, sutileza é a palavra de ouro, e não poderia ser diferente. Acompanhando os passos lógicos de Alice em seu duelo pessoal para manter-se sempre presente nas situações, enquanto a doença lhe torna cada vez mais distante, o filme foge do melodrama e recebe um tom comedido nas mãos dos diretores Richard Glatzer e Wash Westmoreland. O que, confesso, não impede alguns bons momentos de lágrimas.

Para sempre Alice ainda conta ainda com a presença de Alec Baldwin, Kristen Stewart e Kate Bosworth, que são apagados diante da atuação de Moore. Mas nada de surpreendente (e mais um ponto para a direção), já que o foco da obra é o distanciamento inevitável da protagonista de seu mundo pessoal, os outros personagens e suas tramas se tornam cada vez mais borrados aos olhos do espectador.

Para sempre Alice, ironicamente, é um filme inesquecível, que te convida a lançar um novo olhar para as pessoas com Alzheimer e refletir sobre a importância de estar presente em suas relações pessoais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s