NaNoWriMo chegando

30 dias, 50.000 palavras, 1 livro.

É essa a jornada que muitos vão enfrentar durante Novembro, mês em que todo ano acontece o National Novel Writing Month (NaNo, ou NaNoWriMo, pra facilitar). A ideia é bem simples: escrever 50.000 palavras durante o mês. Isso dá em torno de 1.667 palavras por dia!

O motivo para alguém aceitar o desafio é bem simples: muitos não escreveriam se não fosse assim. O tempo e o objetivo pré-estabelecido fazem com que o escritor tenha que se disciplinar e escreva todo dia, com ou sem inspiração. É uma experiência maravilhosa, complicada e muito recompensadora.

Quem quiser participar, o site é o seguinte:

http://www.nanowrimo.org/

 

E abaixo, àqueles que aceitaram o desafio, mas não sabem muito como devem agir, fiz uma pequena listinha de passos para sobreviver ao NaNoWriMo:

Se prepare: Esqueça a catarse. Nada de querer esperar a inspiração e escreveu todo cheio de lágrimas. Seu tempo é escasso, rapaz! A escrita para o NaNoWriMo deve ser racional. Planeje o enredo, imagine os personagens, as cenas, os cenários, o correr do tempo. Tenho tudo pronto. Quando você for realmente escrever, tudo que deverá fazer é passar a história pro papel da melhor maneira possível (não vai ter que ficar fazendo pausas para inventar alguma coisa).

Esqueça a gramática: Corra. Pegue o fluxo de pensamentos e simplesmente escreva. Mesmo que deixe para trás uma trilha de erros e você fique tentado a corrigi-los, a melhor coisa a fazer é continuar escrevendo. Durante os 30 dias de NaNo só escreva. Depois poderá se corrigir.

Escreva: Não deixe para depois. Apareceu um tempinho livre? Corra para o computador e faça o que tem que fazer. Não pense que “eu distribuo as palavras de hoje ao longos dos próximos dias…”, porque haverá dias que você irá querer escrever menos  e só ficará mais difícil. Se discipline a escrever todos os dias. Vai doer? Vai. Mas lembre-se da recompensa: seu próprio livro.

Mantenha contato: Há outros escritores, muitos outros, que estão passando pelas mesmas dificuldades que você. Nos fóruns do NaNoWriMo você poderá falar com eles, compartilhar as lamúrias e quem sabe receber uma dose de motivação.

Concentre-se: Escrever não é fácil. Ainda mais quando você está na frente de um computador, com tanta coisa legal pra fazer. Mas hey, pensa bem. Ter um livro escrito não é muito mais legal? Não deixe bobagens te distraírem de seu objetivo. Se for preciso (e não te atrapalhar), ouça músicas instrumentais enquanto escreve. Tente manter-se relaxado, fazer pausas para beber água ou um pouco de café quando a cabeça começar a doer. E depois continue. Avise quem mora com você que você estará trabalhando em algo importante, para que não atrapalhem.

Um comentário sobre “NaNoWriMo chegando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s